myspace do MIBAorkut do MIBATwitter do MIBAyoutube do MIBAfacebook do MIBA
Rede Social

mibac.com.br

  • faça aqui sua doação de amor e abençoe nosso ministério

    Leia mais...
  •  

    Gaditas | Homens de Guerra

    www.gaditas.net

    Gaditas




  • Assista nossos Vídeos
    e Vote!

    Videos do MIBAC

  • Cultos ao Vivo




    Assista nossos Cultos ao vivo, através do seu computador, entre e confira o horário das transmissões!
http://mibac.com.br/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/535085Projeto_sol_nascente.jpg http://mibac.com.br/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/664728banners_sol_nascente2.jpg
Lições de Células
EU SOU CONTIGO PDF  | Imprimir |  E-mail
Isaías 41:8-14
Você já passou por algum perigo de vida e precisou de alguém para socorrê-lo? Na infância esse tipo de situação é muito comum e o filho corre logo para os braços do pai a fim de encontrar segurança. E quando o pai lhe diz “Eu sou contigo”, o filho se acalma e se sente seguro e protegido. Pois é assim que Deus faz conosco.
Você está precisando de ajuda, proteção, segurança, salvação? O povo de Israel estava sofrendo no cativeiro Babilônico e temia pela própria vida e Deus disse: “Eu sou contigo”!
I – EU SOU CONTIGO PARA TE SUSTENTAR – V.10
“Eu te sustento com a minha mão direita”, a mão mais forte. É com essa “mão forte” que Deus quer nos sustentar.
Ao longo da nossa vida enfrentamos situações difíceis, complicadas, que nos ameaçam e tememos escorregar, cair. Bom seria se sempre que estivéssemos numa dessas situações, uma mão amiga, uma mão forte nos sustentasse.
Em Jesus temos essa mão forte sempre estendida para nos sustentar. Ele disse: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz e me seguem... Eu lhes dou a vida eterna e ninguém as arrancará da minha mão...” (João 10:27-30). Quem está com a sua vida nas mãos de Jesus está seguro! Sua vida já está nas mãos de Jesus? Você já tomou essa decisão de entregar a sua vida a Ele?
II- EU SOU CONTIGO PARA TE AJUDAR – V.11-13
Antes de cair nas mãos do Rei da Babilônia, Nabucodonosor, Israel buscou ajuda em outros povos, mas foi em vão. O poderoso exército Babilônico arrasou Israel e levou seus filhos como escravos. Falhou a ajuda para Israel. Sabem por que? Porque Israel buscou ajuda no lugar errado, em mãos erradas que não puderam ajudar!
Por meio do profeta Isaías, Deus fala ao seu povo dizendo: “...Não temas... Eu te ajudarei”! Talvez você já tenha buscado ajuda em mãos erradas e por isso não conseguiu nada. Hoje Deus está falando ao seu coração: “Eu te ajudarei”. Mas para que você possa receber essa ajuda de Deus você precisa segui-lo fielmente, entregando-se a Ele de todo o seu coração, confiando nEle!
Você está precisando da ajuda do Senhor? Então faça agora uma oração a Ele e diga para Ele que você O recebe como seu Senhor e Salvador!
III - EU SOU CONTIGO PARA TE SALVAR – V.14
A palavra de salvação para Israel tinha aqui dois significados: livramento dos inimigos e dos perigos e livramento do juízo final, da condenação espiritual. Deus nos salva dos inimigos físicos e espirituais, isto é, Ele tanto nos salva dos perigos e ameaças no mundo físico como também nos salva da condenação espiritual eterna que é conseqüência dos nossos pecados!
Qual é a salvação que você está precisando: A Salvação Física ou a Salvação Espiritual? Ou ambas? No mundo em que vivemos, precisamos sempre que o Senhor nos proteja, nos guarde e nos salve dos perigos, como também precisamos receber de Deus a redenção dos nossos pecados, a salvação que só Jesus pode nos dá!
Deus está contigo para nos salvar. Você já decidiu entregar a sua vida nas mãos do Senhor, pedir perdão pelos seus pecados e receber a salvação?
CONCLUSÃO: Deus é conosco! Ele nos chamou! Ele nos escolheu! Ele aguarda uma decisão nossa, uma resposta da nossa boca dizendo se queremos ser seu Amigo (V.8), ser seu servo (V.9). E Ele nos enviou Jesus, o “Santo de Israel”, para ser o nosso Redentor (V.14), o nosso Salvador! Decida agora andar com Jesus e Ele andará com você para sempre. Ele te dirá: “Eu estou com você todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mat 28:19-20)!

LIÇÃO DE CÉLULA Nº 219 – 13 a 19/02/2006 – Prs. Wagner & Eunice
 
A FAMÍLIA QUE SERVE A DEUS PDF  | Imprimir |  E-mail
Malaquias 3:14-18 e 4:1-6
Você acha que há alguma diferença entre uma família que serve a Deus daquela que não serve a Deus? Há diferença entre uma família que teme a Deus e anda nos seus caminhos daquela que não teme a Deus e não anda nos seus caminhos? Vale a pena servir a Deus, cumprir seus mandamentos e ser honesto nos dias atuais?
I – A FAMÍLIA QUE SERVE A DEUS PASSA A PERTENCER A ELE
Deus disse que a família que temesse ao Senhor e decidisse servi-Lo, Ele mesmo a tomaria por possessão particular, seria considerada família de Deus (Mal 3:17). Ora, se a família pertence a Deus, quem ousará fazer-lhe algum mal? Quem poderá ir contra essa família que é propriedade exclusiva de Deus?
Convidamos você e toda a sua família a servir fielmente ao Senhor nosso Deus, pois Ele toma para si todos aqueles que o servem. Ele guarda, protege e salva todos os que decidem servi-Lo! Decida, agora mesmo, servir ao Senhor, entregar-se a Ele e tornar-se Sua propriedade exclusiva e você e toda a sua família será grandemente abençoada com paz, prosperidade e salvação!
II – A FAMÍLIA QUE SERVE A DEUS PASSA A VIVER FELIZ
Deus prometeu que todos aqueles que decidissem servi-Lo, temê-Lo e respeitar o Seu nome, experimentariam “o sol da justiça, trazendo curas nas suas asas” (Mal 4:2) e saltariam de alegria e felicidade, assim como os “bezerros na estrebaria” que saltam de alegria e felicidade por terem sido amamentados e cuidados pela sua mãe.
A paz, a alegria e a felicidade prometidas por Deus para aqueles que o servem e são chamados pelo seu nome é diferente da paz e alegria que o mundo oferece (João 14:27). Essa paz, alegria e felicidade que Deus nos dá jamais acabará e ninguém poderá roubá-la. Decida ser feliz, juntamente com toda a sua família, servindo a Deus e entregando a sua vida a Ele, recebendo-O como Senhor e Salvador da sua vida!
III – A FAMÍLIA QUE SERVE A DEUS SERÁ SALVA
O profeta Malaquias anuncia que Deus tem um dia reservado para o grande julgamento final e esse dia “vem ardendo como fornalha e todos os soberbos e todos os que cometem impiedade serão queimados e não ficará nem raiz nem ramo (Mal 4:1). Mas para aqueles que temem ao Senhor e o servem, para aqueles que já entregaram a sua vida nas mãos do Senhor e do Seu Filho Jesus, esses “não entrarão em julgamento, mas já passaram da morte para a vida” (João 5:24).
Deus ainda hoje nos dá a oportunidade de sermos salvos do “grande e terrível dia de julgamento”. Ele criou um dia para nos salvar e esse dia é hoje, é agora! Entregue a sua vida a Jesus, decida servi-Lo e seja salvo!
CONCLUSÃO: Deus promete “converter o coração das famílias” para que vivam em paz e longe de maldições (Mal 4:6). Você deseja paz na sua família? Então deixe Deus converter o seu coração para que a paz, alegria e a salvação venha sobre a sua vida e alcance toda a sua família (Atos 16:31)!
Deus prometeu mostrar claramente a grande diferença que há entre as famílias que servem a Ele e as que não servem (Mal 3:18). Todos verão isso e dirão: vale a pena servir ao Senhor! Qual é a sua decisão? Você deseja servir a Deus, entregando a sua vida ao Senhor Jesus?

Lição de Célula Nº 218 - 06 a 12/02/2006 – Pr. Wagner
 
É CHEGADO O REINO DE DEUS! PDF  | Imprimir |  E-mail
Mateus 10:1-8
A mensagem do Evangelho do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo é uma mensagem muito simples, prática e direta: É chegado o Reino de Deus! Essa é a Sua mensagem, sem arrodeios ou complicações. Você já está vivendo debaixo desse reinado? Quem verdadeiramente tem reinado sobre a sua vida?
O que você entende sobre Reino de Deus? Reino de Deus ou Reino dos Céus é onde Deus reina absoluto e soberano, é onde os princípios de Deus são vividos e respeitados, é onde Deus executa a Sua vontade etc. Você deseja que o Reino de Deus se estabeleça na sua vida?
I – O REINO DE DEUS É UM REINO DE MILAGRES
“Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, limpai os leprosos...”, esses são alguns dos sinais que acompanham e evidenciam o estabelecimento do Reino de Deus. E os discípulos de Jesus, sobre quem verdadeiramente o Reino de Deus já se estabeleceu, possuem essa autoridade dada por Deus para ministrar os milagres do Reino. E esses milagres do Reino continuam acontecendo em nossos dias, pois Deus não muda e jamais mudará!
Você conhece alguém que foi alcançado por um milagre de Deus? Você já experimentou algum milagre de Deus sobre a sua vida? Você está precisando de um milagre? Então, abra o seu coração para Jesus entrar, abra a sua mente para entender o plano de salvação e decida crer no Poder de Deus e você verá e experimentará os milagres de Deus sobre a sua vida.
II- O REINO DE DEUS É UM REINO DE LIBERTAÇÃO
“...Expulsai os demônios...”. Onde o Reino de Deus chega, os demônios batem em retirada. Onde a luz chega, as trevas desaparecem. Onde a alegria chega, a tristeza vai embora. Onde a paz chega, a guerra é encerrada. Onde o amor chega, o ódio é dissipado. O Reino de Deus é alegria, paz, amor, felicidade, vida abundante etc.
Temos visto o domínio do reino das trevas, do reino de satanás em nossa sociedade, agindo sobre a vida de autoridades, políticos, artistas, nas famílias e até sobre pessoas que nós amamos. Realmente “o mundo inteiro jaz no maligno” (I João 5:19). Satanás age com tanta sutileza que as pessoas, muitas vezes, nem percebem que estão vivendo debaixo da sua influência, controle e vão sofrendo com as suas maldições. Uma das evidências do reino das trevas sobre as pessoas é a rejeição ao Reino de Deus e a conversão a Cristo. Você está precisando de libertação (João 8:32)? Você deseja aceitar a Jesus?
CONCLUSÃO: A mensagem de Deus hoje para a sua vida é: “É chegado o Reino de Deus”. Agora, é com você. É pegar ou largar. É aceitar ou rejeitar. Você deseja entrar no Reino de Deus? Para isso, você precisa “nascer de novo” (João 3:3-7), você precisa deixar que Jesus transforme a sua vida. Basta você dizer sim para Jesus e o Reino de Deus se estabelecerá na sua vida! Aceite a Jesus como seu Senhor e Salvador agora mesmo!

Lição de Célula Nº 217 – 30/01 a 05/02/2006 – Pr. Wagner
 
SENSATEZ OU LOUCURA PDF  | Imprimir |  E-mail
Mateus 7:24-29
Você já cometeu alguma loucura na vida? Você já tomou alguma decisão errada? Certamente que todos nós um dia cometemos alguma loucura ou tomamos alguma decisão errada e por isso tivemos que sofrer as conseqüências ou até hoje estamos sofrendo as conseqüências de decisões erradas. A vida é feita de decisões!
O texto em destaque é a conclusão do grande sermão do monte, pregado por Jesus, onde encontramos várias orientações para as decisões que sempre precisamos tomar em nossas vidas. E aqui Jesus fala de um homem “Prudente, Sensato e de um Insensato, de um Louco”.
I – UMA DECISÃO SENSATA – CONSTRUIR A VIDA SOBRE A ROCHA – V.24-25
Mesmo que não tenhamos experiência alguma de construção, o bom senso nos ensina que toda construção precisa de um bom alicerce para poder ficar firme e segura. Cabe a quem está construindo providenciar um bom alicerce para a segurança da sua construção.
O homem sensato, aquele que toma decisões sensatas, ele pensa no futuro e na possibilidade de chuvas, torrentes, ventos fortes e tempestades que podem vir sobre a casa, sobre as nossas vidas e sendo assim ele já se prepara antecipadamente, construindo a sua casa, a sua vida, sobre uma rocha.
As chuvas podem simbolizar as aflições temporais que atingem a todos durante a nossa vida. O vento pode simbolizar as tentações colocadas por Satanás para nos destruir. A rocha é Cristo que deve ser o fundamento da vida do homem sensato. Aquele que constrói a sua vida sobre Jesus e seus ensinamentos, jamais cairá!
Você deseja tomar uma decisão sensata? Então coloque Jesus em sua vida, em seu coração! E quando vierem as chuvas, tempestades e ventos fortes na sua vida, você não será abalado, você não cairá!
II – UMA DECISÃO LOUCA – CONSTRUIR A VIDA SOBRE A AREIA – V.26-27
O homem louco, insensato, é aquele que decide construir sua vida sobre a areia, que se deixa enganar pelo solo arenoso, pois aparenta estar já nivelado e plano, mais fácil para cavar e até parece pronto para a construção.
Com o desenvolvimento tecnológico, surgiram várias formas e maneiras de construir uma casa. Existe a construção de madeira, de estrutura metálica, de pré-moldados etc. Mas todas elas mantem a necessidade do alicerce que dará a segurança a casa.
Na vida espiritual, em nossos dias, tem surgido muitas filosofias e religiões as mais diversas que se apresentam como bons alicerces para a construção de vidas. Hoje existe até a crença nos ET´S como se eles fossem deuses que nos fizeram. Mas, francamente, você teria coragem de confiar a sua vida espiritual, de colocar a sua eternidade nas mãos dessas religiões? Você confiaria a sua salvação aos Et´S? Você confiaria a sua vida eterna nas mãos dos líderes dessas religiões os quais morreram e jamais ressuscitaram?
Convido-o a fugir da loucura e insensatez em construir a sua vida sobre a areia. Convido-o a construir a sua vida espiritual sobre a Rocha que é Jesus. Ele é o único alicerce, o único caminho que nos leva a vida eterna com Deus!
CONCLUSÃO: Jesus, ao concluir o seu Sermão do Monte, afirma que sensato, prudente e sábio é aquele que “ouve e pratica” esse sermão!
Agora você tem a oportunidade de colocar em prática este Sermão do Monte, como alguém sensato e prudente, decidindo construir a sua vida sobre a rocha que é Jesus! Mesmo que você já tenha colocado a sua “casa sobre a areia”, ainda há tempo de mudar e colocá-la sobre a rocha. Creia em Cristo e aceite-o como sua Rocha, seu Senhor e seu único Salvador!

Lição de Célula Nº 216 – 23 a 29/01/2006 – Pr. Wagner 
 
APRENDENDO A OUVIR A VOZ DE DEUS PDF  | Imprimir |  E-mail
João 10:1-5 e 27-29
Você já teve alguma experiência de ouvir a voz de Deus? Como precisamos ouvir a voz de Deus, receber dEle uma orientação direta e clara para as nossas vidas. Precisamos ouvir a voz de Deus para nos dar força para vencer, para continuarmos lutando, para sermos consolados e confortados etc. No desespero de ouvir a voz de Deus, muitos procuram horóscopos, adivinhos, cartomantes, necromantes, feiticeiros, tarô etc. Mas essas são vozes de engano e morte, são vozes do “ladrão e salteador”, daquele que não é o nosso pastor (João 10:1).
Hoje você vai ouvir a voz de Deus para a sua vida, uma voz audível, mansa, suave e que traz direção, proteção e salvação!
I – A VOZ DE DEUS É AUDÍVEL – João 10:3 e 27
Todos podem ouvir a voz de Deus. Todas as ovelhas escutam e identificam a voz de Deus. As ovelhas de Jesus o seguem porque ouvem e conhecem a Sua voz (João 10:4).
Na experiência do profeta Elias, quando fugia de Jezabel e se escondeu numa caverna, Deus falou com ele. E a voz de Deus foi audível, clara e nítida, mas também foi uma voz “mansa e delicada” (I Reis 19:12).
Deus tem falado ao homem desde a sua criação. Deus nos fala de um modo ou de outro, em sonhos, visões... (Jô 33:14-18), mas nós é que não temos parado para ouvir a Sua voz e obedecê-Lo. Abra o seu coração e o seu entendimento para poder ouvir e obedecer a voz de Deus!
II- A VOZ DE DEUS TRAZ DIREÇÃO – João 10:3-4 e 27
O pastor é aquele que dirige as suas ovelhas ao aprisco, às águas, ao alimento e a segurança. Aquele que é o pastor das ovelhas tem o interesse e o cuidado para, através da sua voz, oferecer direção segura para o seu rebanho.
Se você tem ouvido alguma voz que tenta dirigir a sua vida para o mal, para a destruição, para o pecado, então essa voz não vem de Deus! As ovelhas de Jesus jamais ouvirão esse tipo de voz, pois elas sabem perfeitamente que não é a voz do seu bom pastor.
Qual tem sido a voz que você tem dado ouvidos? Tem sido a voz que o conduz ao mal, ao pecado ou a voz que dirige a sua vida para o bem e para afastá-lo do pecado? Dize-me como vai a sua vida e eu direi que voz você tem escutado! Ouça a voz de Deus e mude a sua vida, tome uma nova direção!
III- A VOZ DE DEUS TRAZ SALVAÇÃO – João 10:28
Em nossos dias, muitas são as vozes que se levantam para anunciar caminhos de salvação! Vozes que afirmam existir salvação pela prática de boas obras, salvação por voltar a viver inúmeras vezes, salvação através dos ET´S, salvação pelas meditações, vozes que anunciam salvação até para quem já morreu, bastando apenas passar por um calorzinho e aí será salvo. Tem vozes que anunciam não existir salvação ou vida após a morte. Outras vozes anunciam que não precisamos nos preocupar com isso agora, que devemos deixar isso para depois. São todas vozes de engano e mentira!
A voz do nosso bom pastor, Jesus, anuncia que a salvação está exclusivamente e unicamente em ouvi-Lo, obedecê-Lo e segui-Lo fielmente! Só Jesus é o único caminho para a salvação (João 14:6)!
CONCLUSÃO: A Voz de Deus nos convida para receber gratuitamente a Salvação que só Jesus nos oferece (João 10:28 “eu lhes dou a vida eterna...”)!
Se você ainda não tomou a sua decisão ao lado de Jesus, então chegou a sua vez! A voz de Deus o convida, mansamente, para receber Jesus em seu coração como seu Senhor e Salvador. Diga sim para essa voz de Jesus!

Lição de Célula Nº 215 – 16 a 22/01/2006 - Pr. Wagner
 
SÁBIOS PEDIDOS A DEUS PDF  | Imprimir |  E-mail
Provérbios 30:7-9

Quais seriam os dois pedidos que você faria a Deus, se soubesse que Ele iria te atender prontamente?
Agur, um sábio desconhecido, que viveu nos dias do rei Salomão, pediu a Deus duas coisas (Provérbios 30:8). Vamos refletir sobre esse pedido!

I – AFASTAR A FALSIDADE E A MENTIRA
Li um texto de um psicólogo afirmando que todo mundo mente e age com falsidade nos seus relacionamentos e isso é uma necessidade do ser humano, bem como de todo ser vivo. E até mesmo os animais fingem, são falsos e mentem para se proteger do seu predador ou para atrair a sua presa. O que você acha disso? Você gostaria de se relacionar com pessoas falsas e mentirosas? Você age com falsidade? Você costuma mentir?
A Bíblia trata da falsidade e da mentira como sendo um pecado que deve ser abandonado por todos aqueles que temem a Deus e decidiram andar conforme os princípios éticos do cristianismo (Efésios 4:25). Jesus chega a falar que o Diabo é o pai da mentira (João 8:44) e assim, todo aquele que vive mentindo, está satisfazendo o Diabo e contrariando a vontade de Deus.
Jesus se coloca como “a verdade e a vida” (João 14:6). Não há vida fora da Verdade que é Jesus! Conheça a Verdade e seja liberto de toda a mentira do Diabo (João 8:32 e 36). Tudo aquilo que nos afasta de Deus e nos impede de receber a Jesus como nosso Senhor e Salvador, constitui-se numa “mentira do Diabo” (II Coríntios 4:3-5). Decida agora por Jesus!

II- AFASTAR A POBREZA E A RIQUEZA
Deus não nos fez para vivermos debaixo de pobreza e miséria, passando necessidades. A pobreza vem como conseqüência do pecado, como uma terrível maldição que infelizmente tem se alastrado por toda a terra. E quando observamos as super-safras de grãos que Deus dá, ano após ano e milhões de pessoas morrendo de fome, isso nos deixa indignados pois sabemos que alguém está ficando com mais do que precisa ou deveria ficar.
Lamentamos, também, quando vemos pessoas que saíram da pobreza e miséria, prosperando e enriquecendo e se esquecendo de cuidar da sua família. E o mais triste é ver pessoas que foram abençoadas por Deus, saindo da pobreza, prosperando e se esquecendo de Deus, da Igreja, da sua célula, do seu pastor, do seu líder que oraram por elas. Você conhece alguém assim?
O plano de Deus para as nossas vidas, para aqueles que são verdadeiramente Seus filhos, é que prosperem em todas as áreas da vida! Mas que nunca se esqueçam que foi Deus quem os fez prosperar. Pois de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua alma, a sua vida? (Marcos 8:36). Muitos ricos deixam de seguir a Jesus por acharem que não precisam dEle (Marcos 10:17-23)! Você precisa de Jesus?

CONCLUSÃO: Todos os que recebem a Jesus como seu Senhor e Salvador, tem as suas vidas mudadas. Aqueles que mentiam não mentem mais, aqueles que agiam com falsidade, passam a agir com sinceridade, aqueles que estavam com a vida financeira arruinada, logo prosperam. Você conhece alguém assim que ao aceitar a Jesus mudou de vida? Você deseja mudar de vida? Você deseja que Deus “afaste de você a falsidade e a mentira”? Você deseja que Deus afaste de você “a pobreza e a riqueza” e te dê prosperidade? Então, entregue a sua vida a Jesus agora mesmo!

Lição de Células Nº 214 – 09 a 15/01/2006 – Pr. Wagner Tenório
 
DEUS FEZ UM NOVO ANO: 2006! PDF  | Imprimir |  E-mail
Apocalipse 21:1-8

Estamos iniciando um novo ano em nossas vidas e isso renova as nossas esperanças, os nossos sonhos, alvos e objetivos. Deus, ao nos presentear com um novo ano, nos presenteia também com novas oportunidades de conquistas, sonhos e realizações.
Deus tem seus planos e objetivos para esse novo ano. Ele não faz nada à toa, sem um propósito definido e nem deseja que nós vivamos sem planos e metas definidas para as nossas vidas. Quais são os seus sonhos para 2006?

I – DEUS QUER HABITAR CONOSCO – V.3
Desde a criação do homem, Deus demonstrou ardente desejo de manter comunhão conosco, de estar ao nosso lado, de ser nosso amigo. No jardim do Éden, Deus, ao cair da tarde, visitava o homem e conversava com ele. Depois do homem pecar e se distanciar de Deus, houve todo um plano elaborado com todo o carinho, paciência e amor para a restauração dessa comunhão com Deus. E por fim, Deus se fez homem, habitou entre nós por meio do Seu Filho Jesus (João 1:14)!
Por meio de Jesus, o homem se fez “templo do Espírito Santo de Deus” (I Cor 6:19). Vemos que na consumação dos séculos, Deus mesmo habitará eternamente conosco. Mas para isso, precisamos convidar Jesus para entrar em nossa vida, em nosso coração. Você deseja fazer isso agora? (Apoc 3:20).

II- DEUS QUER ACABAR COM O SOFRIMENTO – V.4
A dor, morte, sofrimentos, tristezas, decepções, enganos, doenças, tribulações e toda a espécie de sofrimento é resultado do pecado do homem. Deus não planejou isso para nós e hoje, em Jesus, temos a solução para todos os nossos problemas, sofrimentos, enfermidades e até mesmo para a morte, pois com Jesus o homem não morre eternamente, ou seja, não enfrentará a chamada “2ª morte” (Apoc 21:8 // João 11:25-26).
Se desejamos um ano novo com alegria, paz, felicidade, prosperidade e tudo o mais de bom, agradável e perfeito, precisamos entregar as nossas vidas a Jesus, precisamos entregar a Ele todo o nosso “fardo, problemas, dificuldades e sofrimentos”, pois “Ele cuida de nós” (Mat 11:28-30 // I Pedro 5:7). O que você está esperando para entregar a sua vida a Jesus?

III- DEUS QUER NOS FAZER VENCEDORES – V. 7
Temos visto, ano após ano, as pessoas se debaterem em meio aos seus problemas e lutas, tentando vencer na vida, tentando conquistar os seus sonhos e serem felizes, mas muitas não conseguem, ainda que lutem com toda a bravura e dedicação. São tantos os sonhos: emprego, casa própria, carro novo, curso de nível superior, casamento, cura, restauração familiar, projetos guardados nos corações etc. E por não conseguirem, desanimam, perdem a esperança e até desistem. Isso acontece quando estão lutando sozinhas, pois aqueles que “entregam o seu caminho ao Senhor e confiam nEle, tudo Ele fará” (Salmo 37:5). Você crê que Deus pode te dar a vitória?
A vitória começa quando o homem se rende ao Senhor Jesus e o aceita como seu Salvador. A partir daí, a sua vitória é certa! Esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé em Jesus (I João 5:4-5).

CONCLUSÃO: Deus deseja habitar conosco, andar conosco, acabar com todo o sofrimento e nos fazer vencedores. Deus também deseja nos salvar e nos fazer Seus filhos (Apoc 21:7)! Tudo só depende de uma decisão nossa para Deus executar os Seus planos e a Sua vontade em nossas vidas. Diga sim para Deus, receba a Jesus em seu coração e tenha um feliz ano novo!

Lição de Célula Nº 213 – 02 a 08/01/2006 – Pr. Wagner T. Almeida
 
É TEMPO DE AGRADECER! PDF  | Imprimir |  E-mail
Salmo 124
Estamos chegando ao final de mais um ano. Para você, como foi o ano de 2005? Foi um ano de muitas lutas, provações e dificuldades? Foi um ano de conquistas, sucessos e vitórias?
Para que possamos agradecer a Deus pelo ano que está terminando, precisamos reconhecer as bênçãos, os favores e os livramentos do Senhor. Ora, se não fosse o Senhor que esteve ao nosso lado o que seria de nós?
I – AGRADECER A DEUS PORQUE ELE ESTEVE AO NOSSO LADO – V.2-5. Você se lembra de algum episódio ao longo desse ano em que você temeu pela sua vida? Há determinados livramentos de Deus que nós nem chegamos a perceber, são assaltos que não aconteceram, são acidentes que nos livramos sem que soubéssemos ou às vezes tudo isso pode nos acontecer, sem que haja conseqüências maiores, porque Deus esteve ao nosso lado!
Para que possamos contar com a presença constante do Senhor ao nosso lado precisamos colocar Seu Filho Jesus em nossos corações e convidá-Lo para morar conosco! Jesus prometeu aos seus discípulos, àqueles que o receberem como Senhor e Salvador que “estaria com eles todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mateus 28:20). Você deseja tomar a decisão de se tornar um discípulo do Senhor Jesus?
II – AGRADECER A DEUS PORQUE NOS LIVROU DO INIMIGO – V.6
O Salmista fala dos inimigos como animais ferozes que com seus dentes despedaçariam sua presa e ele se coloca como essa presa que se não fosse o Senhor, teria sido eliminado, estraçalhado pelo inimigo. Isso nos faz lembrar de I Pedro 5:8 que fala do inimigo, de satanás ou o Diabo e o compara a um leão feroz que procura nos destruir.
Quantas vezes o Diabo tentou destruir a sua vida ao longo desse ano? Talvez você, hoje, possa entender que determinadas situações de sofrimento e de grande risco foi na verdade um ataque feroz do Diabo. E contra esse inimigo tão cruel só Deus pode nos livrar!
O Diabo ataca de diversas formas, principalmente cegando o entendimento para que as pessoas não entendam a mensagem do Evangelho e não se convertam e assim não sejam salvas (II Coríntios 4:3-4). Você já entendeu a mensagem de salvação do Senhor Jesus? Você já recebeu a Jesus como seu Senhor e Salvador? Deseja fazer isso agora?
III- AGRADECER A DEUS PORQUE NOS LIVROU DE ARMADILHAS – V.7. O Salmista de forma figurada fala de livramentos concedidos por Deus, comparando ao livramento de um pássaro das armadilhas do caçador. As armadilhas representam enganos, ciladas, emboscadas etc. Quantas ciladas foram armadas contra você ao longo desse ano? Quantos negócios você deixou de fazer e depois você descobriu que era uma cilada? Quantas amizades você precisou deixar porque representavam ciladas para você? Quantas situações aflitivas você enfrentou e conseguiu se livrar?
É preciso ter a humildade para reconhecer que nos livramos das ciladas e enganos não porque fomos espertos, mas porque Deus é misericordioso para conosco, pois “Ele é quem nos livra do laço do passarinheiro” (Salmo 91:3). Deus livra aqueles que o amam e que conhecem o Seu nome (Salmo 91:14). Você já declarou o seu amor ao Senhor? Expresse esse amor crendo em Jesus!
CONCLUSÃO: A Deus toda a nossa gratidão e reconhecimento por tudo que Ele nos deu, por Ele estar sempre ao nosso lado e pelos seus grandes livramentos. Verdadeiramente o nosso socorro está no nome do Senhor nosso Deus e do Seu Filho Jesus a quem devemos crer, obedecer e receber como nosso Salvador!
LIÇÃO DE CÉLULA Nº 212 - 26/12/2005 a 01/01/2006 – Pr. Wagner
 
UMA FAMÍLIA BEM AVENTURADA PDF  | Imprimir |  E-mail
Salmo 1
Você pode afirmar que a sua família é feliz? Poucas famílias em nossos dias podem afirmar que são verdadeiramente felizes. Há famílias que experimentam momentos bons, alegres, tranqüilos e felizes, mas não são verdadeiramente felizes.
Na sua opinião, o que faz uma família ser feliz? Segundo a Bíblia, a Palavra de Deus, vemos que uma família feliz é aquela que observa as recomendações do Salmista, conforme destacamos abaixo:
I – É A FAMÍLIA QUE NÃO SEGUE O CONSELHO DOS ÍMPIOS
“Feliz é a família que não anda segundo o conselho dos ímpios” (V.1). Um mau conselho pode trazer conseqüências drásticas para quem o põe em prática, podendo destruir vidas, reinos e famílias inteiras, com conseqüências para as futuras gerações. Vemos um exemplo disso na história dos reis de Israel, quando Roboão, filho de Salomão, deixa o conselho dos anciãos e segue o conselho dos seus amigos ímpios e o seu reinado sofre um duro golpe e as tribos de Israel são divididas para sempre (I Reis 12:6-11e 19).
Você deseja ver a sua família unida, em paz e feliz? Então não siga os conselhos de pessoas que “não conhecem a Deus”. Ouça os sábios conselhos de Deus para a sua família. E o maior conselho de Deus para nós e para as nossas famílias é que convidemos a Jesus para ser o nosso Senhor e Salvador!
II- É A FAMÍLIA QUE NÃO ANDA NO CAMINHO DOS PECADORES
“Filho meu, se os pecadores te quiserem seduzir, não consintas. Se disserem:Vem conosco... não andes no caminho com eles... porque os seus pés correm para o mal... se apressam a derramarem sangue” (Prov 1:10-18). Cuidado com quem você anda, cuidado com os caminhos que você tem trilhado. Saiba que há caminhos que ao homem parecem corretos, mas o fim deles conduz à morte (Prov 14:12). Não siga o exemplo daqueles que não conhecem a Deus, que não temem ao Senhor, pois ainda que aparentemente pareçam felizes, na verdade é só aparência e o fim deles é a morte.
A verdadeira felicidade está em temer a Deus, servi-Lo fielmente, seguir os Seus ensinamentos e o Seu Caminho! E esse Caminho se chama Jesus (João 14:6). Jesus é o verdadeiro caminho da felicidade! Siga-o e seja feliz!
III- É A FAMÍLIA QUE NÃO SE UNE COM OS ESCARNECEDORES
Sentar-se à roda dos escarnecedores, dos zombadores, dos ímpios, significa unir-se a eles em seus projetos, planos e propósitos malignos e pecaminosos. Significa compartilhar com eles dos mesmos ideais, estar aliançado com eles etc. A família que assim proceder, jamais será feliz, pelo contrário, só terá problemas, dificuldades, sofrimentos, tristeza e morte.
Tem um ditado popular que diz: “Quem com porcos se ajunta, farelo come”. Talvez esse ditado tenha sido extraído da Bíblia, na Parábola do Filho Pródigo (Lucas 15:11-32), pois aquele jovem trouxe infelicidade para ele e para toda a sua família quando decidiu sentar-se à roda dos escarnecedores, indo parar junto aos porcos, desejando comer a ração deles. Una-se ao Senhor, seja um com Ele e você e sua família serão felizes para sempre!
CONCLUSÃO: Sabemos que uma família bem-aventurada, feliz, é aquela que teme ao Senhor e anda nos Seus caminhos, é aquela que tem a Jesus como Senhor. Jesus pode entrar na sua família através de você. Creia em Jesus e você e sua família serão salvos e felizes para sempre (Atos 16:31).

Lição de Célula Nº211 - 19 a 25/12/2005 – Pr. Wagner
 
DIA DA FAMÍLIA PDF  | Imprimir |  E-mail
Efésios 5:22-33 e 6:1-4
Você sabia que o dia 08 de dezembro é comemorado o dia da família? Na verdade, todo dia é dia da família! Se não cuidarmos da nossa família, jamais seremos verdadeiramente felizes. E pelo que vemos em nossos dias, a família tem sido desprezada, deixada de lado e desvalorizada. Como vai a sua família? Como vai o seu relacionamento dentro da sua família? Como vai o seu relacionamento com seus pais, irmãos e filhos? Como vai o seu relacionamento conjugal?
A Igreja em Células no Modelo dos 12 tem na família a sua “célula principal”. Família é um projeto de Deus e Ele ama a família e quer que vivamos bem em família.
I – CUIDANDO DO RELACIONAMENTO CONJUGAL – Ef 5:22-33
No casamento, cada cônjuge tem a sua função, o seu papel a desenvolver para que haja um casamento feliz e uma família feliz. Aos maridos cabe ser o cabeça, o sacerdote do lar, amar a esposa e se “entregar completamente a ela”, assim como Cristo amou e se entregou à igreja. Ás esposas cabe a submissão, amor e o respeito aos seus esposos. É responsabilidade dos cônjuges cuidar e preservar o casamento, vivendo verdadeiramente como “uma só carne”.
Como vai o seu casamento? O que você tem feito para melhorar o seu relacionamento conjugal? Nenhum casamento está tão bom que não possa melhorar. Saiba que Jesus no casamento é garantia de felicidade eterna! Então, convide Jesus para entrar em seu coração e salvar você e o seu casamento!
II- CUIDANDO DO RELACIONAMENTO COM OS PAIS – Ef 6:1-3
Não existe família feliz sem que os pais sejam bem cuidados, respeitados, obedecidos e honrados pelos filhos. Deus cobra dos filhos o honrar e obedecer aos pais e promete “vida longa, paz e prosperidade” para os filhos que cuidam dos seus pais. Você deseja ser feliz na vida? Você deseja paz e prosperidade sobre a sua vida? Então cuide, honre e obedeça aos seus pais! E não se esqueça de que existe a “lei da semeadura” estabelecida por Deus e tudo aquilo que você fizer com os seus pais, seus filhos também farão com você e se eles não fizerem, Deus mesmo cuidará disso!
Quando os filhos não tem um bom relacionamento com o “Pai”, também não terá um bom relacionamento com seus pais na terra. Restabeleça o seu relacionamento com Deus, recebendo a Jesus como seu salvador, e o seu relacionamento com seus pais será abençoado e você terá uma família feliz!
III- CUIDANDO DO RELACIONAMENTO COM OS FILHOS – Ef 6:4
Família é a célula principal da sociedade. Se a sociedade não cuidar e valorizar a família, teremos filhos que não respeitarão seus pais, sua família e conseqüentemente não respeitarão a vida. Vimos na TV a declaração comovente da policial que colheu o depoimento da adolescente que ateou fogo num ônibus superlotado. Essa adolescente disse que viu as pessoas morrendo queimadas e não sentiu nada e após ter feito isso, foi dormir. E a policial afirmou que esse tipo de crime ultrapassa os limites e competência da polícia. Então, quem vai tratar dessas questões? Essa é uma responsabilidade da família, dos pais, em primeiro lugar. Os pais devem “criar os filhos sob disciplina e admoestação de Deus”, é o que a Bíblia ensina!
Pais e filhos, busquem a ajuda de Deus para consertar e melhorar os seus relacionamentos. Convidem Jesus para entrar em seus corações!
CONCLUSÃO: Amor, submissão, respeito, cuidado, honra, valorização, obediência são valores que devem estar presentes nos relacionamentos familiares. Acrescente-se a isso o perdão que restaura relacionamentos e Jesus que salva relacionamentos, vidas e traz a felicidade para a família.
Para uma família ser feliz, ela precisa de Jesus! Abra o seu coração para Jesus entrar e através de você, Jesus entrará na sua família e fará você e sua família felizes para sempre!

Lição de Célula Nº 210 - 12 a 18/12/2005 – Pr. Wagner
 
APRENDENDO A LIDAR COM AS PESSOAS PDF  | Imprimir |  E-mail
Lucas 18:18-24
O maior desafio que enfrentamos para a conquista dos nossos sonhos, alvos e metas está na área dos relacionamentos, está em saber lidar com as pessoas. O relacionamento humano é a maior exigência no mercado de trabalho, independente da área que se queira trabalhar. Tudo isso porque as pessoas são falhas, são na maioria das vezes difíceis de se relacionar. Você se considera uma pessoa de fácil relacionamento?
Jesus, o Mestre dos mestres, é também mestre na arte dos relacionamentos. Ele conseguia lidar com todo tipo de pessoas e sabia como conquistá-las. Porém, vemos no texto que esse jovem saiu triste por não ter aceitado o convite de Jesus. Espero que você saia daqui alegre e com Jesus!
I – PESSOAS SÃO INSEGURAS – Lucas 18:18-21
Pessoas vivem inseguras nos seus relacionamentos, por isso é importante e necessário que estejamos reafirmando sempre o nosso apreço, valorização, carinho, respeito, fidelidade, amor etc. às pessoas com quem nos relacionamos. Essa insegurança vemos no jovem do texto em análise. Ele estava inseguro acerca da sua opção religiosa. Se ele confiasse na sua religião para garantir-lhe a salvação, a vida eterna, a vida após a morte, ele não teria perguntado a Jesus: “Que farei para herdar a vida eterna?”.
Muitos, hoje, vivem inseguros acerca da sua vida espiritual, sem ter a certeza da sua salvação, sem ter a certeza de que a sua opção religiosa ou prática espiritual está correta. Só Jesus nos dá essa segurança! Ele disse que “quem cresse nEle, seria salvo” (João 5:24). Decida, agora, por Jesus e viva tranqüilo, feliz e seguro!
II- PESSOAS SÃO EGOISTAS – Lucas 18:22-23
Você quer conquistar as pessoas a sua volta? Então, decida servi-las. Foi esse segredo que Jesus ensinou aos seus discípulos, para que eles se tornassem “grandes” conquistadores (Mat 20:25-28). As pessoas, geralmente, são egoístas e buscam muito mais serem servidas do que servir. E aquele jovem não foi diferente, ele jamais pensou na idéia “absurda” de distribuir a metade dos seus bens com os pobres e necessitados. Isso seria uma loucura para ele.
Jesus mandou aquele “jovem rico” entregar metade da sua riqueza, testando-o, para ver se ele confiava em Jesus ou nas suas riquezas. É semelhante a quando entregamos os nossos dízimos e ofertas. Se confiamos em Deus, entregamos com alegria. Aquele jovem não confiou em Jesus e saiu triste. E você, confia em Jesus ao ponto de entregar a sua vida a Ele?
III- PESSOAS SÃO CARENTES – Lucas 18:24
As pessoas gostam de ser elogiadas, valorizadas, amadas etc. Elas são facilmente conquistadas quando tratadas dessa forma. E quanto mais carentes, mais reclamam desses tratamentos especiais. E pelo que podemos observar, aquele “jovem rico” tentava suprir as suas carências acumulando riquezas, mas isso não resolvia a sua carência, por isso ele procurou Jesus. Erroneamente, deixou de seguir a Jesus, talvez por ter imaginado que Jesus estivesse interessado em suas riquezas.
Jesus se apresenta como aquele que suprirá todas as nossas carências e necessidades. E a maior carência do ser humano é de amor ágape e esse amor está em Jesus. Ele é a essência de todo o amor! Abra o seu coração para Jesus entrar e derramar do Seu amor, do Seu perdão e da Sua Salvação!
CONCLUSÃO: Aquele “jovem rico” saiu triste da presença de Jesus por ter tomado a decisão errada. E você, deseja sair hoje alegre ou triste da presença de Jesus? Quero que você saia hoje alegre, tendo tomado a decisão certa: Seguir a Jesus! Que Deus o abençoe!

Lição de Célula Nº 209 - 05 a 11/12/2005 – Pr. Wagner
 
<< Início < Anterior 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Próximo > Fim >>

Página 23 de 40